terça-feira, janeiro 24, 2012

Medo do que eu não entendo.

Passar esse tempo longe da minha vó me fez olhá-la de forma menos crítica e mais afetuosa. Na verdade estou assustada. Se eu estivesse distante e alguém me contasse os pequenos lapsos que ela comete diariamente, eu diria que é da idade e não me preocuparia. Mas já faz tempo que eu presencio coisas que não entendo e não sei explicar, mas que sei que tem explicação científica, por isso me amedronta. Ela sempre foi uma mulher inteligente, sagaz. Teve cinco filhos e se virava praticamente sozinha. Cuidou de vários netos (inclusive eu) como se filhos fossem, da casa e do marido, tudo ao mesmo tempo e nunca deu nada errado. Agora que ela tá sozinha ela anda cometendo equívocos e confusões imensas com coisas relativamente simples. E não é uma coisa ocasional. Desde que eu cheguei, no sábado, ela já fez confusão com pelos menos três fatos banais.
Ela começa as explicações do meio, como se vc estivesse acompanhando o pensamento dela. Explica o que não precisa e se distrai com muita facilidade. Hoje ela ligou no plano de saúde pra tentar remarcar uma consulta que ela jurava era para o dia 28/01. Contou um monte de coisas desnecessárias para a pobre da atendente antes mesmo de se identificar, como se ela fosse a única pessoa que liga lá. Depois de fazer uma puta confusão ela foi informada que a consulta é para o dia 28/02. Ela acredita que todo mundo sabe quem ela é. Eu achava que isso era uma pouco de arrogância, mas não, é falta de raciocinar mesmo. Ela está perdendo o poder de raciocinar, de organizar os pensamentos de forma lógica. As histórias dela sempre são desordenadas e confusas. Ela atribui a uma pessoa algo que outra fez. Já chegou a me contar algo que eu fiz como se tivesse sido coisa de uma prima. Ou quando ela conta uma história da novela ou de um filme, não lembro direito, como se fosse algo que ela presenciou. Ela não é uma mentirosa compulsiva, como alguns por aí, ela acha mesmo que foi com ela o "causo". Mas o pior é que ela já pagou a mesma conta duas vezes, e isso em mais de uma ocasião e esqueceu completamente de pagar outras. Eu tenho que ficar atenta, senão ela paga tudo errado. Chega a conta ela corre pagar com medo de esquecer e depois quando tá pra vencer, se ela vê a conta, não tem a capacidade de perceber que tá paga e vai lá pagar de novo. Tudo bem que ela tem 80 anos e, aparentemente, está lúcida, mas eu lamento ver isso sem saber o que exatamente a causa e como evitar.

É o que tem pra hj.

#bjmeliga

Nenhum comentário: