quarta-feira, março 07, 2012

Eu tenho pena de castrar!

Eu não tenho assistido BBB com a mesma frequência de anos anteriores, esse ano tá muito chato, não tenho um participante favorito, não tô torcendo pra ninguém. Mas esses dias eu vi o Fael (que é de Aral Moreira/MS, pertinho de PP), falando que, apesar de ser veterinário, tem dó de castrar o próprio gato. O que que tem essa afirmação? Pra mim nada de mais e eu explicarei. Pode ser que ele tenha dó de ele mesmo castrar o animal, mas pode ser que ele simplesmente ache uma violência castrar o animal.

Mas na internet, principalmente os "defensores de animais" aqui de SP caíram matando em cima dessa história. Afirmam que é uma irresponsabilidade não castrar porque está cheio de animais abandonados nas ruas, e a culpa é de quem não castra, resumindo é isso que eles dizem.

Olha só, eu venho de uma pequena cidade do Mato Grosso do Sul, vizinha da cidade do Fael. Lá, no MS, todo mundo que eu conheço tem, pelo menos UM cachorro e/ou gato, mas a maioria tem mais. Lá no MS, não temos o costume de castrar animais domésticos e lá no MS a quantidade de animais abandonados nas ruas é tão pequena que nem justifica a existência do CCZ para esse fim.

Nosso schnauzer, adotado e não castrado.
O que acontece lá no MS é que nós também não temos o costume de COMPRAR animais domésticos. Para nós cachorro/gato não é uma mercadoria de comércio, é parte da familia. Na minha casa nós sempre tivemos cachorro e gato e nós sempre adotamos eles e nunca castramos.  Acho a castração é uma violência contra o animal e a única serventia é evitar que o seu bichinho faça suas necessidades nos seus móveis. Porque o macho faz isso, ele urina em todo lugar para marcar território. O castrado não. O castrado fica apático num canto, engordando, claro, tiram dele a vontade de viver.
Ah, mas dirão alguns, e a superpopulação?

Olha, até acho válido castrar animais que vivem nas ruas, porque eles cruzam sem cuidado de ninguém e super povoam, mas o animal que vive dentro de casa? Pra que?  Se for uma fêmea, é só isolar ela no período de cio, se for um macho, é bom que vc tenha espaço pra ele brincar e correr e não precise soltá-lo na rua, mas se não tem espaço, quando sair com ele, use uma coleira.

Mas se por acaso acontece um cruzamento e nascem filhotes o que a gente faz?
A gente adota. Quase todo mundo que eu conheço tem animal ADOTADO. Na minha casa sempre adotamos e cuidamos dos nossos bichinhos. Quando alguém tem uma fêmea no cio, os amigos fazem fila pra adotar os filhotes, começam as visitas antes mesmo dos 45 dias de amamentação, qdo não se deve afastar os filhote da mãe. Ficam observando e fazendo amizade com o qual vão levar pra casa. Dificilmente escolhem, geralmente são escolhidos. Como um processo de adoção mesmo, tem tanta gente querendo adotar que é possivel até escolher pra quem a gente vai dar o filhote.

Certa vez nossa cadela teve 12 filhotes, nossa casa ficou parecendo uma maternidade. A coitada não dava conta de amamentá-los, então nós ajudamos. Numeramos os filhotes e faziamos turnos de mamadeiras (devidamente orientados pelo veterinário). E tinha tanta gente querendo adotar que não conseguimos ficar com nenhum deles.

A única justificativa que eu encontro para pessoas castrarem seus bichinhos domésticos é conveniencia e adaptação. Vc está transformando seu animal num objeto, se ele dá "problema" vc o "conserta". Problema, leia-se faz suas necessidade na sua cortina, e consertar é castrá-lo. O macho mija nos móveis mesmo, é da natureza dele. Mas se isso incomoda a solução é amputar o animal que nós amamos e violentar sua própria natureza? Adaptá-lo à vida em sociedade? Hum, já vi isso antes... 
Acho que se uma pessoa se incomoda com os hábitos de um cachorro ou de um gato deveria adotar um peixe, ou um tamagoshi.

Tamagoshi: não reproduz em cativeiro sem autorização, não urina no sofá.
Mas como nós resolvemos esse "problema" de urina nos móveis. Bom, ao invés de violentar e amputar nossos animais, nós compramos detergente e limpamos suas "sujeiras", simples assim, NÓS LIMPAMOS. Mas se vc fica cansado de limpar sua casa todo dia, também tem solução, existem produtos que ajudam a educar seu bichinho a fazer as necessidade no lugar certo, existe um que o espanta de onde vc aplica, por exemplo. Não é 100% eficaz como amputar o animal, mas é bem menos violento. Mas é que para nós, que não castramos, como eu já disse, os bichinhos não são mercadoria, são parte da familia. Se por acaso um dia, meu irmão ou meu primo, por exemplo, começar a dar "problema", engravidar mulheres a torto e a direito, acho mais fácil aconselhá-lo (educação) a usar camisinha do que castrá-lo. É assim que a gente faz na minha família.
Minha opinião...

É o que tem pra hj.
#Bjmeliga


UP DATE: A carne de gado que vc come é proveniente única e exclusivamente de BOI. E boi não é uma terceira categoria de animal bovina, é um touro que teve suas bolas amputadas, que foi castrado ainda novilho. Nunca comemos carne de vaca ou de touro, sabe porquê? Porque ambos tem hormônios e músculos (boi tbm tem, só que beeem menos). O touro é castrado pra ficar "calminho" e sua carne ficar macia. Se vc tiver oportunidade de observar uma fazenda de gado, vai perceber que os bois no pasto parecem animais sem vondade de viver, vão pra onde os encaminham, não interagem, não brincam, não brigam, parecem deprimidos, nem da chuva eles fogem. Já o local onde ficam os touros e o das vacas (separados dos demais, lógico) é bem mais tenso, eles se movimentam mais, são ariscos e voluntariosos. Ou seja, castramos os touros para lhes tirar a alegria de viver e sua carne ficar macia e comestível. Carne de touro é intragável. Vacas servem pra procriar e dar leite, se castradas viram boi (bife). Sem mais....

Nenhum comentário: