sábado, novembro 27, 2010

Os incríveis anos 80. MÚSICA.

Ah, a música dos anos 80... O rock dos anos 80 foi de longe o melhor no Brasil, não tem nem comparação. Titãs, Legião, Paralamas, Barão, Capital, Kid Abelha (que na época era também "e os abóboras selvagens"), Metrô, Kid Vinil, nossa tanta gente boa que nem tinha espaço pra sertanejo, axé, forró, funk e o escambáu.

No início dos anos 80 ainda havia uma grande influência dos anos 70, pq ao contrário da moda, na música um período não é necessariamente oposto ao anterior. No começo da década ABBA detonava.
Bonnie Tayler com o super hit "Total eclipse of the heart" era o must, a gente cantava e se rasgava toda, as bee ficava loka, kkkk.
Foi nesse período que surgiram os primeiros grupos de rock de sucesso fora do eixo EUA/Reino Unido. O A-Ha, que era da Noruega foi um expoente desse movimento. Eles eram meio frios e ficaram um pouco assustados com o "calor" do povo brasileiro qdo estiveram por aqui.
Eu ouvia muito o trio Tears for Fears, INXS, U2, só sobrou mesmo o U2, os melhores sobrevivem, né?
O Guns'n Roses da década de 80 era tipo incrível. Todo mundo queria o Axl Rose, hihihi, o melhor guitarrista era o Slash e todo mundo queria ser o Slash e assim por diante, eu acho inclusive que esse negócio de "air guitar"começou por alí. Os metaleiros desse tempo eram o que hoje conhecemos como GLAM, roupas apertaaaadas, calça legging de zebra rosa era o básico, cabelo seco por um tornado, uma viadagem só, mas eram machopracaraoi. No Brasil houve um fenômeno de popularidade que transcendia a normalidade, o RPM, nossa o povo ficava doente. Nunca mais aconteceu igual. RPM era um seita, e eu era uma pastora, kkkkk.
Acredite se quiser, o Jon Bon Jovi dos anos 80 não era sexy, era só um cantor de um banda que parecia que imitava o Guns, kkkk. O que não é um corte de cabelo, né?
Cindy Lauper e Madonna eram como hj Beyoncé e Rihanna. Madonna ganhou, mas a Cindy tinha estilo, vamos combinar.



Olha a carinha do Cazuza antes da AIDS (bete faria viu...). Pegava geral, homem, mulher, transsexual, papagaio, cachorro, kkkk.
Quem fala que o fenômeno gay é coisa recente não conhecia o Pet Shop Boys, super gay, super legal, assumidíssimos.
O festival mais legal que o Brasil já fez foi o Ronck'n Rio (o primeiro) em 1986, tudo que era bom na época veio tocar no Rio. Foi construída a cidade do Rock, com espaço para mais de um milhão de pessoas. No show do Queen a galera formou o maior coral do mundo na música "love of my life",  e o Fred Mercury só regendo, só de lembrar fico arrepiada. Foi o maior festival de todos os tempos e nunca mais vai ter um desse tamanho pq é muita treta, mas podemos dizer que o maior show de rock do mundo foi no Brasil e isso ninguém pode negar. Eu queria ter ido, mas só tinha 12 anos, então assistí Robert Plant, Joe Cocker, Queen, Nina Hagen (só pra citar alguns que eu lembro de ter visto), pela TV, em casa.
Mas eu era novinha né e queria ir mesmo era pra ver o Menudo (momento de constragimento geral - vai pode rir, admita, vc sentiu vergonha alheia, né? kkkk). Agora me fala se o Menudo não lembra o Restart.... pelo menos nas roupas bregas e coloridas lembra, vai.
E já que estamos falando em cafonice -"Como uma deusa, vc me mantém..." Rosana tava todo sábado no Chacrinha e a gente não perdia, kkkk. ALOKA!
É claro que eu fui criança. E curtia Balão Mágico, Xuxa (sem o anjo maltratado pelos twitteiros malvados),  os especiais da Globo como Pluct, Plact, Zum e todos do Vinícus de Moraes apresentados pela Aretha, filha da Vanusa (aquela que esqueceu a letra do hino nacional).

Nos anos 80 não tinha MTV nem internet p/ enriquecer a nossa cultura pop/rock (nossa como é que eu sobrevivi mesmo?)  então eu não conhecia muita coisa, isso é um pouco do que eu me lembro. Ficou muita coisa de fora, mas tá valendo.
Curtiu as minha lembranças? Então coloca sua meia de lurex, uma sandália babadeira e vamos cair na balada coléga.

É o que tem pra hj.
#bjmeliga

Um comentário:

Unknown disse...

Tenho tanto orgulho da sua cultura...menina inteligente sabe de TUDO um pouco ...
Ai mtass bandas otemas Depeche Mode The Cure Information Society aiii ficaria a noite tda escrevendo sobre isso!!!Ai RPM tbm eh tdooo ..na virada do seculoooo alvorada voraz....opsss me empolguei!!!
Ahhh vc falou da Aretha vc lembra do programa q o rodrigo faro fazia com ela o rafael(irmao de aretha) e mais outros q nao me recordo?? zyb bom era o nome na band senao me engano!!!
Adorooo falar de anos 80...
aiii preciso de vc.....