domingo, dezembro 04, 2011

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira

R.I.P.
Hoje de madrugada morreu um dos maiores idolos da história do Corinthians Futebol Clube.
Quando eu tinha pouco mais de 8 anos, ele era o meu maior idolo. Isso mesmo eu tinha 8 anos e parava de brincar, de tomar sorvete, de fazer naninha, ou que quer que uma criança nessa idade faz, só pra assistir o grande SÓCRATES jogar na democracia corinthiana do começo da década de 80.
Eu tinha uma bandeira enorme, mal conseguia segurá-la, abarçando-a, quanto mais chacoalha-lá. Mas bastava ter jogo e eu ía pra varanda do meu prédio em guarulhos, no CECAP, vestida com o uniforme do Corinthians de listas verticais e agarrada na bandeira pra fazer barulho. Naquela época eu não entendia de futebol, mas o meu amor ao time do Parque São Jorge e aos seus jogadores já era um traço marcante da minha pequena existência. Eu mal conhecia os jogadores, mas não tinha problema, porque eu sabia tudo do Sócrates. Aquele jogador magrelo e barbudo conseguia mexer com o coração e as emoções de uma pequena menininha loira e marrenta, moradora da parte leste da região metropolitana da Grande São Paulo, e que hoje está de luto. Eu sempre considerei uma sorte enorme o Corinthians ter tido o Sócrates como jogador. Achava ótimo ele ser médico, qualquer coisa podia dar uma ajuda aos colegas em campo.
Eu amei primeiro o Corinthians e depois a seleção brasileira. E só amei a seleção brasileira por causa do Dr. Sócrates. Quando em 1982 ele foi convocado para o mundial da Espanha, lembro que minha primeira reação foi raiva, porque ele ía ficar longe do time. Mas mesmo assim resolvi acompanhar os jogos. Vê-lo jogando com aquela camisa amarela era estranho, mas acendeu uma chama no meu peito, que eu espalhei por toda minha familia. Lembro-me claramente de ter feito minha primas aqui do MS ficarem nervosas e torcerem de forma doente, como eu fazia, pelo Dr. Sócrates e seus companheiros da seleção canarinho. Eu até rezei no jogo contra a Itália, fiz promessa e fiquei de joelhos assitindo ao jogo. É a minha primeira memória marcante de sofrimento em frente a TV. Mas como jogava bonito aquela seleção.
Obrigada Doutor Sócrates Brasileiro (Corinthiano) Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, por tudo.
Hoje o título do campeonato brasileiro, que acontecerá no exato momento do seu enterro, com certeza será uma homenagem à sua história.
Tenho certeza de que todo corninthiano vai torcer com mais garra e os jogadores vão jogar com mais vontade para lhe fazer essa homenagem.
Jamais te esqueceremos.

Nenhum comentário: