segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Fim de uma era.

A era Ronaldo. A era do futebol arte, bem jogado e de resultado. Graças ao Ronaldo, o amante do futebol não se satisfaz mais com um jogo bonito, como por exemplo da seleção de 82/86, mas que não trouxe títulos. Ou com o futebol  só eficiente, como o turma de 90/94, que acabou trazendo o tetra, mas jogava tão feio que ninguém botava fé.
Na era Ronaldo o jogo era bonito e eficiente, como a conquista do penta, linda, impecável de 2002.
Ronaldo não é só exemplo de eficiência e futebol arte. Acima de tudo é exemplo de superação.
Quantas vezes a mídia não anunciou o fim de sua carreira por lesões, e quantas vezes teve que se redimir. O povo brasileiro sofreu em cada lesão do Fenômeno Ronaldo. Fenomenal no campo de futebol como poucos. Fenomenal nas recuperações como ninguém, uma legítima fênix. Lembro de ter lido numa das vezes que lhe sentenciaram o fim da carreira, ele disse que quando chegasse a hora, ele mesmo que anunciaria sua aposentadoria e não permitiria que a decretassem antes do tempo. E foi isso que ele fez hoje.
Hoje, 14 de fevereiro de 2011 é um dia muito triste para o futebol mundial. Hoje encerra-se uma era. Outros meninos fenomenais surgiram e surgirão, ainda bem, mas nenhum será como ele. Os novos fenômenos são deslumbrados e estéreis. Ele tem caráter, conteúdo e boa índole. Sua personalidade e seu caráter são admiráveis ao ponto de não haver diferença entre seus fãs. Mesmo jogando num time que é odiado por todos os outros, ele se tornou algo que nem mesmo JC conseguiu, UNÂNIME.

Ronaldo é unanimidade.

Um dos únicos, senão o único a ser amado por torcidas rivais em três países diferentes, Holanda, Itália e Espanha. Nunca foi repreendido por qualquer atitude "suspeita" porque sempre tratou a todos com respeito e educação, diferente de muito moleque que joga bem, mas se acha o rei da cocada preta. Ele sempre foi humilde e carismático. Por seu futebol e por seu caráter, estamos todos de luto com sua decisão.
Eu, particularmente entendo a dor de Ronaldo. Também tenho dores bem ruins no joelho, mas apesar de com certeza não ser nem 10 % do que ele sente, essa dor sempre me limita. As lesões que ele teve não se comparam as de nenhum outro atleta, pela gravidade e pela superação. Nunca vou me esquecer da imagem do joelho dele num ângulo absurdo enquanto corria em direção ao gol, jogando pela Inter de Milão. E a expressão de dor no rosto, a gente quase sente a dor dele. E isso aconteceu antes de ele ganhar a copa de 2002 e ser eleito pela última vez o melhor do mundo. Mais que fenomenal ele é inacreditável.
Mesmo fora de forma e passando mais tempo no departamento médico do que em campo, sinto-me privilegiada de ser torcedora do time onde ele encerrou sua carreira. A desclassificação na libertadores não mancha um currículo de vitórias e superação de um homem acima da média.
Ronaldo sempre viverá no coração dos corinthianos e sempre teremos uma dívida de gratidão com a generosidade que ele teve de emprestar seu prestígio e seu talento ao bando de loucos,
... loucos por ti Ronaldo.

Pra sempre Fenomeno

É o que tem pra hj.
#bjmeliga

Um comentário:

Jean Fernandes disse...

Lalá... saiba de uma coisa, nessas duas ultimas semana li muitos textos citando esse assunto: Ronaldo Fenômeno... em sites, jornais e revistas, mas nada foi tão emocionante e especial como o seu texto, parabéns por formar algo com canta clareza e delicadeza, parabéns por elaborar algo com tanta naturalidade citando um dos gênios e pode ter certeza que o ultimo ídolo Corinthiano e Brasileiro. Obrigado e parabéns. Grande abraço