segunda-feira, novembro 14, 2011

Inteligente ou fraude??

Hoje eu fui marcada numa foto dessas de facebook "eu tenho uma amiga..." e o adjetivo a mim atribuído foi: INTELIGENTE.

Mas se vcs querem saber, eu não me considero inteligente. Na verdade eu me sinto mais inteligente que muita gente que eu conheço, mas por demérito deles e não por mérito meu (sem ofensas).
Volta e meia eu me surpreeendo com um novo conhecimento e a vezes fico embasbacada de não ter percebido, ou chegado a essa conclusão antes. Aí eu imagino que seja algo novo e por isso quase ninguém conhece ou sabe Aí eu me sinto a criatura mais ignorante do mundo por perceber que na verdade só eu é que não sabia disso. Isso em relação às pessoas que poderiam ter acesso a tal informação.

Vou tentar ser mais clara, exemplificarei. Eu me sinto burra por ter demorado a perceber, por exemplo, que, basicamente todas as matérias em direito são absolutamente vinculadas entre si. Nós as estudamos separadamente apenas para facilitar a aprendizagem, porque o mais correto seria estudar o sistema como um todo. Ocorre que eu estudo direito desde 1993 e só percebi isso agora, em 2011. São 18 anos, levou só toda uma vida sem poder dirigir pra eu compreender que o direito é uma ciência sistematizada, e se vc não entende um parte dela é impossivel entender o todo. Isso em palavras simplistas, porque o negócio é mais complicado.
Sou inteligente porque cheguei a essa conclusão agora ou sou burra porque demorei 18 anos?

Também não sou esse tipo de burra, né?
O fato é que eu disfarço bem. Apesar de lá no fundo eu saber que astrologia é uma baléla, gosto de pensar que como uma boa geminiana eu curto conhecer superficialmente um pouco de tudo, por isso sempre sei conversar sobre qualquer coisa. Independentemente de signo ou astrologia, eu sou assim. O ruim é que dificilmente eu tenho vontade de me aprofundar em determinado assunto. Não porque eu não ache interessante, pelo contrário, mas porque eu quero sempre saber um pouco sobre tudo e se me prender a um só tenho a sensação de que vou perder os demais. Como se o fato de me aprofundar em algo me impedisse de ver o resto, aí eu fico na superficie. Quando me concentro em determinado assunto, sou distraída o suficiente pra não perceber algo simples ao meu redor. Sou muito curiosa e gosto de estudar e aprender. Serei eu uma fraude?

Sei que sou preguiçosa e esse é um dos meus maiores impecílios na vida, com o qual eu luto arduamente dia a dia. Mas também sei que existem pessoas que olham uma coisa e simplemente entendem, na hora, sem precisar pensar muito, analisar todos os angulos. Minha preguiça me leva a creer que algumas conclusão são acertadas e depois acabo percebendo que se tivesse perdido um pouco mais de tempo raciocinando, teria chegado a uma outra conclusão, a mais acertada. Como também tem algumas coisas que eu não discutia, me vinha prontas e eu as aceitava, sem questionar. Pura preguiça, ou burrice mesmo.
Se bem que sempre que eu começo a questionar algo, é como se abrisse em minha frente uma enorme porta e eu me dou conta que do outro lado dessa porta é que está a luz. Ou seja, eu estava nas trevas e nem percebi.
Muitas vezes aceitei as sombras da caverna como individuos completos sem questionar se eles existiam de uma outra forma. Eu nunca fui aquele que primeiro questiona e sai em busca de outras explicações porque não aceita a verdade imposta. Mas também não sou tacanha a ponto de nem ouvir e julgar sem conhecimento.
Talves o que me falte seja iniciativa de buscar o novo.
É bom conhecermos a nós mesmos, só assim podemos nos aperfeiçoar, melhorar e aprender mais.
Quem sabe um dia eu me considere inteligente, como muitos dos meus amigos o fazem. Seriam eles tolos, e eu uma fraude, ou serei eu realmente modesta e cega aos meus saberes?
That's an answer all never now!!!
X.O.X.O.

Um comentário:

Dani disse...

eu também me sinto assim. alguém que sabe um tiquinho de um tanto no mundo, mas que não manja muito de coisa alguma! em meses serei especialista em artes, e, de forma alguma, me vejo dando aula de artes! eu sou uma fraude! e com ascendente em gêmeos!

beijos.