quinta-feira, setembro 08, 2011

Egocentrismo

Ela é tão egocêntrica que não consegue nem entender que existem outra visões do mundo além da própria. Não é o caso de achar que só a dela está certa, é pior, ela nem admite que existam outros angulos de visão, e fica surpresa por alguém pensar de uma forma tão absurda que não seja a dela. Ao ponto de achar que temos a obrigação de saber o que passa na cabeça dela, mesmo que ela não diga, ou que tenhamos conhecimento de fatos que só ela presenciou. Sem exagero, por exemplo, quando ela comenta de algo que ela viu na TV e que vc obviamente não viu porque estava de costas e longe (ela sabe desse detalhe), mas se espanta de vc não ter visto. Acredita mesmo que todos enxergam pelos seus olhos. Sempre se coloca na posição mais importante de uma história, mesmo que ela nem tenha estado presente, dá um jeito de manipular a coisa para o próprio umbigo. Sempre foi assim, quando era mais nova eu já percebia a competição para "ganhar" das dores alheias, chegando a ser motivo de piada dos mais próximos, que diziam que ela teria até problema de próstata e fimose. E até essa piada ela manipulou, atribuíndo tal fato a outra pessoa, e contando aos que havia criado a brincadeira, beirando ao ridículo.


Talves isso seja produto do amor desmedido e exagerado que sempre teve por parte do marido, que não era nem um pouco correspondido, e dos filhos que seguiram esse padrão de comportamento, colocando-a num pedestal onde ninguém jamais a alcançaria.
O triste é que essa platéia de admiradores foi se extinguindo e se afastando pela própria vida, e sua necessidade de ser o umbigo do mundo é tamanha que chega a fazer papéis tolos e patéticos. Contando história imaginárias de reconhecimento por estranhos e de elogios exagerados aos quais ela diz não dar importância nem crédito. 
O que será dela quando nem mesmo a platéia obrigatória estiver presente aos seus insanos devaneios? Temo por sua sanidade.

É o que tem pra hj.
#bjmeliga