sábado, junho 18, 2011

Saudade

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor e nas músicas da língua portuguesa. É uma palavra que não possue tradução em outra linguas sendo só conhecida em galego e português. Ela descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. Vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.


Todo mundo sente saudade, um nó na graganta, um aperto no peito, um suspiro longo, olhar distante, é fácil de descrever e parece absurdo não existe uma palavra para definir saudade em outros idiomas. Como é que um inglês, um espanhol um françês sentem saudade? Tenho pena deles por essa falta. Afinal saudade é uma palavra tão importante e tão presente.

Acho que eu não saberia viver sem saudade. Ela não é de todo ruim. Faz parte do que eu sou hoje a saudade que eu sinto do que eu fui e do que eu gostaria de ter sido. A saudade que tenho que do que vivi e do que senti me molda um pouco todo dia. E a saudade de quem tá longe... essa é a que dá força. Quanto maior a saudade melhor o reencontro. Mas tem uma saudade que dói fundo só de pensar, a saudade de quem já foi embora e nunca mais vai voltar. Não só de quem já morreu, mas no geral. Eu tenho saudade de mim aos 20 anos por exemplo, tenho saudade dos sonhos que sonhei, das ilusões que me alimentaram, dos amores possíves e dos impossíveis.

Ah! Como sinto saudade dos amores que vivi, das noites em claro que eu passei, dos beijos, das lágrimas, dos bafões (foram muitos).  Das vezes em que eu quis morrer achando que vida não valia a pena. Tenho saudade de me apaixonar e ouvir a mesma música brega milhares de vezes até enlouquecer minha mãe (sorry mom). Tenho saudade de quando eu achava que a vida era complicada e não era. Tenho saudade do sonho de ser alguém melhor, alguém que faria diferença. Tenho saudade de ter ilusões e paixões. Tenho saudade do tempo em que eu me permitia mais. Não que eu queria voltar ao passado, nem viver de novo o que vivi ou perdi, só tenho saudade...

É o que tem pra hj
#bjmeliga